AINDA HÁ ESPERANÇA? …..BRASIL……PAÍS DE TALENTOS E TECNOLOGIAS PERDIDAS……..

BRASIL…PAÍS IMPORTADOR DE TECNOLOGIAS. Quando não tínhamos fábrica de automóvel no país, os críticos somados aos tecnocratas entreguistas, diziam….”automóvel não se fabrica aqui….importa-se”…..Assim é o nosso Brasil com jovens talentosos, que acabam indo embora do país por falta de amparo.  Vejam esta que mais uma vez comprova a ausência da importância do desenvolvimento tecnológico do país……Por certo este avião será fabricado em algum país de primeiro mundo….e nós vamos importá-lo,  como sempre acontece…….(Ref. Estado de Minas)….

Avião criado pela UFMG quebra cinco recordes mundiais de velocidade

Equipe responsável pelo avião Anequim sonha com voos mais altos para o monomotor e visa mostrá-lo em exposições. Aparelho atingiu máxima de 521 km/h

postado em 10/09/2015 08:48 / atualizado em 10/09/2015 09:24 Márcia Maria Cruz /Estado de Minas
 Raphael Brescia/Divulgação

Anequim é como é chamada popularmente aquela que é considerada a mais veloz espécie de tubarão encontrada em toda a costa brasileira. Foi também o nome escolhido para batizar o CEA-311, avião monomotor concebido e construído por equipe de alunos e pesquisadores do Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E se no mar não há espécie que supere o anequim, no ar ele também vem se mostrando soberano. O monomotor quebrou recordes mundiais de velocidade em cinco modalidades, na categoria FAE C1A – da Federação Aeronáutica Internacional para aviões de 300 a 500 quilos –, e entrou para a história mundial da aviação. Por trás do bom desempenho está uma combinação de sucesso: uma estrutura de ensino de excelência e o entendimento da iniciativa privada sobre a importância de financiar pesquisas em tecnologia de ponta.

Foi graças a essa fórmula e sob a coordenação do professor Paulo Iscold, do Departamento de Engenharia Mecânica, que os estudantes conceberam, projetaram e executaram o Anequim, cujas formas remetem à silhueta de um tubarão. Em uma das modalidades, o aparelho atingiu a velocidade de 521,08km/h, batendo o recorde anterior que era 466,83km/h (veja quadro).

Do projeto do Anequim participaram 30 estudantes, em diferentes fases: da graduação ao mestrado. “A maior parte é de alunos voluntários e é muito gostoso que seja assim. A pessoa vem, porque está apta a receber”, afirma Paulo Iscold. O professor destacou que, desde o primeiro período, estudantes dos cursos de engenharia podem viver esse ambiente. Segundo o coordenador, a UFMG é uma das poucas universidades do mundo em que os alunos não apenas aprendem, como têm a oportunidade de atuar diretamente na execução dos projetos.

José Mauro Moraes Júnior, de 25 anos, é um dos estudantes voluntários que participam do CEA. “Foi um certo alívio (o recorde), misturado com alegria e orgulho. Há muita gente envolvida no projeto e a conquista deu a dimensão de um feito brasileiro”, destaca o estudante de engenharia mecânica, que estava presente no dia em que os recordes foram conquistados, na base aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, de 21 a 23 de agosto.

O desenho e as análises estrutural, aerodinâmica e de vibração foram projetadas em computador. “A vantagem do uso de computador pode ser vista tanto no desenho quanto na fabricação. As formas que o avião tem dependem menos da capacidade de produção manual dos alunos”, explica Iscold. No processo de fabricação, a máquina que corta os moldes também é computadorizada, o que é dá mais precisão e permite formas mais complexas.

O professor Paulo Iscold e a equipe vitoriosa do Cea, à frente do mais novo projeto, o K-55: outros horizontes - Gladyston Rodrigues/EM/D.APress O professor Paulo Iscold e a equipe vitoriosa do Cea, à frente do mais novo projeto, o K-55: outros horizontes
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: