PRESTÍGIO DE RATINHO JUNIOR (PSC) EM ALTA EM CURITIBA…..

Ratinho Junior (PSC)…..sai candidato a prefeito de Curitiba ?

EMBORA TALVEZ NÃO SAIA CANDIDATO A PREFEITO DE CURITIBA… RATINHO JUNIOR LIDERA PESQUISA…(Ref. Gazeta do Povo)….VEJAM….

Ducci, Ratinho Jr. e Fruet: os três principais candidatos em 2012 despontam como favoritos para 2016 | Ducci, Ratinho Jr. e Fruet: os três principais candidatos em 2012 despontam como favoritos para 2016

SUCESSÃO MUNICIPAL

Com 38%, Ratinho Jr. lidera pesquisa para a prefeitura de Curitiba em 2016

Fruet tem 17% das intenções de voto e Ducci, 10%. Num cenário sem o político do PSC, o prefeito estaria à frente de Ducci por 25% a 17%

  • 05/01/2015
  • 22h11
  • Chico Marés

Texto publicado na edição impressa de 06 de janeiro de 2015

Após votação recorde para deputado estadual, Ratinho Jr. (PSC) aparece como principal adversário do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), para a eleição municipal de 2016. Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, encomendado pela Gazeta do Povo, mostra que o atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano teria 38% das intenções de voto caso desejasse participar da eleição – contra apenas 17% do atual prefeito. 

INFOGRÁFICO: Veja a intenção de voto para a prefeitura de Curitiba

Veja também

O ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) aparece em terceiro, com 10% da preferência do eleitorado – em empate técnico com Requião Filho (PMDB), Fernando Francischini (SD) e Ney Leprevost (PSD). Sem Ratinho no páreo, Fruet aparece na liderança, com 25%. Nesse cenário, Ducci teria 17%.

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor diz em quem votaria sem ser estimulado pelo pesquisador, 85% dos eleitores de Curitiba não souberam responder qual candidato escolheriam. Fruet ficou com 5% e Ratinho com 4%. 

Reaproximação

Apesar de a eleição ser somente no segundo semestre do ano que vem, a pesquisa mostra que as recentes tentativas de aproximação entre Fruet e Ratinho podem ser benéficas para o atual prefeito. Em dezembro, Fruet apoiou um correligionário de Ratinho, Ailton Araújo (PSC), para a presidência da Câmara Municipal. Ter o secretário ao seu lado pode ser um fator decisivo na eleição. Neste momento, Ratinho não só aparece melhor colocado que o pedetista como supera a própria votação no primeiro turno de 2012, quando fez 34% dos votos – e chega perto dos 39% que fez no segundo turno. 

Para o diretor do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, Ratinho tem mais chances hoje do que teve em 2012. “A pesquisa é clara em mostrar que ele é o principal adversário. O Fruet, na primeira eleição que disputou, não tinha rejeição. A prefeitura trouxe rejeição. Então, vejo que o Ratinho teria mais chance do que na vez passada”, afirma.

Ainda que esteja na liderança da corrida, é difícil saber se Ratinho terá interesse em disputar as eleições municipais. Ele não esconde que seu maior desejo é ocupar o Palácio Iguaçu e pode preferir tentar disputar a sucessão de Beto Richa (PSDB) em 2018. 

Mesmo sem Ratinho no páreo, a reeleição de Fruet está longe de ser tranquila. Em um cenário sem o candidato do PSC, ele teria 25% dos votos contra 17% de Ducci. Para Hidalgo, o ex-prefeito deve representar uma espécie de “anti-Gustavo” e buscar o voto dos eleitores insatisfeitos com a atual gestão. Além disso, há outros pré-candidatos que aparecem com potencial para, no mínimo, levar a disputa para o segundo turno, como Fernando Francischini e Requião Filho. 

Para o diretor do Paraná Pesquisas, ainda é cedo demais para qualquer prognóstico. Para ele, o cenário pode mudar ao longo dos próximos dois anos. Além disso, Hidalgo diz que é preciso considerar a influência da máquina pública. Ao contrário da eleição passada, quando era da oposição, Fruet terá a máquina da prefeitura a seu comando. Até o momento, ela trouxe mais rejeição do que apoio. Entretanto, isso pode mudar.

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre os dias 1.º e 4 de dezembro de 2014, com 816 eleitores. A margem de erro é de 3,5 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: