CONSELHO PARA MELHORAR SUA SAÚDE…..CONSUMA UVA PASSAS….

ESTOU NESSA HÁ ANOS…..Por recomendação  de meu sábio pai, DOMENICO GOTTARDO TOMASS (OU DOMINGOS TOMAZ), de boas lembranças, sempre faço de manhã uma vitamina com uva passas pretas secas, ameixas pretas, aveia em flocos e uma manga…..Realmente é uma boa dose de saúde….Vejam as propriedades terapêuticas desta frutinha descartada na fabricação do vinho……

Passas

Edição do dia 08/05/2015

08/05/2015 23h50 – Atualizado em 09/05/2015 00h19

Uva passa ajuda a prevenir câncer, Alzheimer, Parkinson e demência

Médicos falam dos benefícios da fruta em forma de passas, e explicam porque elas são mais potentes e poderosas do que uva tirada do cacho. 

O que já é bom, pode ficar ainda melhor.

É preciso bem mais que um cacho de uvas para fazer um punhado de passas. Três quilos e meio de uva fresca vão dar um quilo de passas.

Globo Repórter: Quer dizer que uma uvinha passa é mais potente e poderosa do que uma uva que a gente tira do cacho?

Gildo Almeida, biomédico da Embrapa: Sim, porque você removeu a água e tudo que tinha na uva. Vai ficar mais concentrado, quando você tira a água, vitaminas A, B e K ficarão presentes na uva.

Globo Repórter: O famoso resveratrol está aqui?
Gildo Almeida: Está. E os polifenóis, os antioxidantes. Ela protege, previne, por exemplo, doenças como câncer, Alzheimer, Parkinson e demência. O boro que tem dentro dessas passas vai evitar que as pessoas na menopausa tenham perda óssea. Então, protege inclusive pessoas idosas contra algumas doenças que acometem o osso. Todo mundo pode comer uva passa, menos aqueles que tem restrição em açúcar.

E se as passas estiverem no biscoito? E se o biscoito fosse feito de farinha de uva? A receita é fruto do doutorado da nutricionista Emília Ishimoto na Faculdade de Saúde Pública da USP.

“Aqui tem fibras, além dos antioxidantes, e um tipo de fibra especial para diminuir o colesterol. Não é uma fibra comum – por exemplo, a fibra da aveia – é uma fibra diferente que só tem na uva”, conta Emília Ishimoto, nutricionista da USP.

A farinha de uva é feita justamente com o que sobra da produção do suco ou do vinho.

“Do ponto de vista de propriedades pra saúde é incrível, mas o que a gente joga fora é mais rico para a saúde. O efeito maior está na casca e na semente”, diz Emília Ishimoto.

“Para mim, a uva é a fruta mais completa que tem: ela te dá um produto para qualquer momento da sua vida. ‘Ah, eu quero comemorar hoje’ – tem um espumante para ti comemorar. ‘Ah, eu quero tomar algo com meu alimento’ – tem o vinho. ‘Sou criança’ – tem suco, tem sempre uma alternativa. Além de ter um valor social muito grande para a nossa região aqui. Muitas famílias sobreviveram e vivem até hoje em função dessa uva, que apesar de tão pequena tem tanto valor, sentimental, social e econômico para o nosso estado”, afirma a biomédica Caroline Dani.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: