PÂNICO NO LITORAL SUL DE SANTA CATARINA

RECEBI ESTA NOTÍCIA PELO FONE CELULAR….fui conferir e vi o pânico de ondas gigantes no litoral sul de Santa Catarina, com ventos de quase 100 km por hora, que provocaram estes estragos graves…(Ref. Diário doEstado)…..

 

Onda gigante invade praia e arrasta carros no sul de SC 

Fenômeno foi registrado por volta das 16h30 da tarde deste domingo no Balneário Rincão. Vendaval com ventos de 97 KM/H provocaram estragos em cidades da região

4 horas atrás

FLORIANÓPOLIS, SC
Diário do Estado

Bombeiros do Sul de Santa Catarina informaram que uma onda gigante arrastou veículos que estavam estacionados próximos da praia, no Balneário Rincão, na tarde deste domingo (16). O fenômeno registrado por volta das 16h30 é chamado de tsunami meteorológico e impressionou os banhistas pela sua força.

Não houve registro de vítimas, mas duas pessoas que estavam dentro de um dos carros precisaram ser resgatadas do mar pelos bombeiros; elas não conseguiram sair a tempo antes de que o automóvel fosse arrastado pela água.

O dia registrou calor intenso em todas as regiões catarinenses e temporais com ventos de até 97 KM/H atingiu as cidades da região. Em Araranguá, árvores foram arrancadas e casas ficaram destelhadas. Na ponte Anita Garibaldi da rodovia BR 101 em Laguna, um caminhão chegou a tombar com a força do vendaval.

Em Laguna, caminhão chegou a tombar com a força do vento na BR 101 - Foto: DivulgaçãoEm Laguna, caminhão chegou a tombar com a força do vento na BR 101 – Foto: Divulgação

Foto: Karol Pacheco / DivulgaçãoFoto: Karol Pacheco / Divulgação

— Fez bastante calor aqui durante o dia, depois teve o vento e essa onda grande que atingiu e arrastou os carros que ficam na faixa de areia em Rincão, pois fora da temporada não há fiscalização. Tivemos placas e árvores destruídas nas estradas da região — disse um sargento dos bombeiros de Içara, em entrevista ao jornal “Diário Catarinense”, de Florianópolis.

Tsunami meteorológico

A Defesa Civil de Santa Catarina relatou que o fenômeno ocorrido nesta tarde em Rincão é conhecido como “tsunami meteorológico”. Ele ocorre quando há o deslocamento rápido de uma forte linha de instabilidade, que é uma linha de baixa pressão, e contribui para a formação das ondas.

Também permanece o alerta para o risco de novos temporais ainda durante a noite deste domingo e a madrugada de segunda. O alerta é válido para as regiões do Planalto Sul, litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e litoral Norte de Santa Catarina.

No Paraná, também há previsão de chuva com trovoadas no litoral do estado.

Carros foram engolidos pela água no Morro dos Conventos, em Araranguá / SC - Foto: DivulgaçãoCarros foram engolidos pela água no Morro dos Conventos, em Araranguá / SC – Foto: Divulgação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: