História das Administrações Regionais de Curitiba

A HISTÓRIA DAS ADMINISTRAÇÕES REGIONAIS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE  CURITIBA.

DOCUMENTO PARA A HISTÓRIA DE CURITIBA

No ano de 1985, o PMDB foi vitorioso na eleição para prefeito de Curitiba, cuja eleição foi uma das mais duras que já participei, pois conseguimos eleger o Roberto Requião, contra o mito e o peso do nome de Jaime Lerner.

Lerner tinha preferência de mais de 64 % do eleitorado.  Em noventa dias viramos o jogo e ganhamos a eleição por dezenove mil votos, com chamado “exército de brancaleones”, como dizia o jornalista Luiz Geraldo Mazza, que participou desta empreitada de malucos.

Requião nomeou-me em janeiro de 1986 no cargo de  Secretário das Administrações Regionais, cuja secretaria não existia e tivemos que construí-la do zero, com a herança dos cinco Distritos Rodoviários Municipais.

Assim foi implantada a descentralização  dos serviços da Prefeitura de Curitiba,  através de nove sedes de Administrações Regionais, nos bairros da Capital, as quais Requião batizou como “Freguesias”,  (nome que não pegou), em homenagem aos primeiros povoamentos que existiram no Brasil na época colonial.

Ficamos um ano trabalhando duro no comando desta Super-Secretaria.  Foi a primeira experiência de democratização do poder de uma capital do país, pós  “ditadura militar de 1964”. Democratizamos o poder municipal com a participação direta do povão nos programas da Prefeitura.  Esta relação íntima com o povo  causava muita inveja e “olho gordo” nas diversas  facções do PMDB.  Após um ano de trabalho diuturno, para nossa   surpresa o então prefeito Requião nos pediu o comando da Secretaria e nomeou  seu irmão o Mauricio Requião.

Quando deixei a SMAR-Secretaria das Administrações Regionais, entreguei ao Requião UM RELATÓRIO DOS SERVIÇOS QUE EXECUTAMOS NA SMAR, ONDE O PONTO ALTO FOI A URBANIZAÇÃO DAS FAVELAS E VILAS CARENTES DE CURITIBA, A EXEMPLO DA VILA PINTO,  HOJE  CHAMADA  DE “VILA DAS TORRES”.

HOMENAGEM.  Registro a seguir os nomes dos primeiros Administradores das Regionais da Prefeitura de Curitiba, numa homenagem e reconhecimeno a estes companheiros que muito nos auxiliaram na época:

REGIONAL  CENTRO, arquiteto Sergio P. Pires;  REGIONAL DO PORTÃO, advogado Jonatas Pirkiel; REGIONAL DO CAJURÚ, Emilio Lima;   REGIONAL DO PINHEIRINHO,  Lázaro Correa da Silva;  REGIONAL DO UMBARÁ, (SAUDOSO)  Francisco Claudino;  REGIONAL  DO BOQUEIRÃO, (SAUDOSO)  Agenor Dias da Silva; REGIONAL DA BOA VISTA, prof. Marcos Paterno;  REGIONAL DE SANTA FELICIDADE, Vicente Palhares Filho e REGIONAL DE CAMPO COMPRIDO, Osmar Sansonowski.

Vejam abaixo, os locais onde pioneiramente foram instaladas as antigas sedes das Administrações Regionais ou  “Freguesias”, em imóveis alugados.   Hoje são chamadas de “Ruas da Cidadania”.

OBS: Após as fotos dos fotógrafos  ERONY SANTOS e ADEMIR  DUGONSKI, segue a cópia da reportagem da jornalista NEIDE  PALMEIRO.  Logo a seguir, registro  cópia do RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DE UM  ANO DE SERVIÇOS E OBRAS REALIZADAS NA PERIFERIA DE CURITIBA. A publicação abaixo do jornal “Correio de Notícias” é de 29 de junho de 1986 – domingo.










VEJAM O RELATÓRIO QUE APRESENTEI,  AO ENTÃO PREFEITO ROBERTO REQUIÃO,  SOBRE AS ATIVIDADES DA SMAR-SECRETARIA DAS ADMINISTRAÇÕES REGIONAIS DA PREFEITURA DE CURITIBA, DURANTE MINHA GESTÃO NO ANO DE 1986, QUANDO URBANIZAMOS , COM NOSSOS COLEGAS, AS FAVELAS DE CURITIBA



Anúncios

4 responses to this post.

  1. Posted by Girlei EDuardo de Lima on Janeiro 23, 2012 at 9:51 pm

    Parabéns Dr. Lineu pela iniciativa de mostrar a história da Política com documentos.

    Responder

  2. Encontrei este blog por acaso estava pesquisando comite do ratinho aqui no sitio cercado, sou funcionario da PMC a 36 anos minha segunda carreira dentro da pref., foi na recem inaugurada freguesia do Cajuru, com o Exelente admnistrador Emilio Lima admnistrador e amigo, com o Tanaka, e muitos coordenei a Kombi de emergencia nas oras dificeis sempre com ótimo atendimento, fiquei triste quando o sucessor do emilio a retirou o tal juarez Campos Matesich , ou sei la, sai antes dele assumir, depois não se ouviu mais falar em serviços , bom sou funcionario ainda e quero dar um basta nesse pessoal que esta ai a mais de vinte anos , todas as secretarias estão péssimas e cada vez pior a Pmc esta deteriorando ,i ipmc não existe o Lineu , e o meu salario ó – , da uma força pro Ratinho vamos mudar, voltar atras nunca mais.

    Responder

  3. Posted by Elmo Evangelista on Novembro 22, 2013 at 2:27 pm

    Gostei da matéria. Fui Administrador Regional aqui no Rio de Janeiro, no bairro da Penha administrava 9 bairros mais de 300 mil pessoas. Só não conseguir ver o relatório. Fiquei curioso. rs.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: